Número Apoio 55 27 3421 9160

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

 

ANTES DO ASSENTAMENTO:

1. Siga as recomendações das normas NBR 9817, 13753 e 13754.

2. Certifique-se que a quantidade de material é suficiente. Recomenda-se calcular 10% a mais para recortes e trocas.

3. Verifique se todas as embalagens têm a mesma classificação (qualidade), tamanho e tonalidade. Defeitos visíveis devem ser reclamados antes do assentamento (o assentamento significa sua aceitação). Reclamações posteriores não serão aceitas.

4. Recomendamos a montagem de painéis com placas de várias caixas para avaliar a composição mais equilibrada para o assentamento. Alguns produtos, especialmente os fabricados com tecnologia HD, apresentam efeitos propositais de cor, desenho e textura, originando diferenças de tonalidade entre as peças.

5. O assentamento deverá ser feito 28 dias após a execução do contrapiso.  

 

DURANTE O ASSENTAMENTO: 

1. O revestimento não precisa ser previamente molhado. O assentamento deve ser feito com argamassa colante.

2. O espaçamento entre placas deve ser no mínimo 5mm para produtos dos formatos 33x58 e 47x47 e de 3mm para produtos do formato 60x60. A instalação sem juntas pode ocasionar destacamento de placas cerâmicas.

3. Durante o assentamento, mantenha o piso limpo, protegendo-o com lona plástica ou papelão, por exemplo.

4. Não deixe acumular resíduos de assentamento sobre as placas assentadas, evitando assim que seja feita limpeza pesada no final da obra.

5. Aplicar argamassa com desempenadeira dentada no contrapiso e também na placa cerâmica, seguindo as orientações do fabricante da argamassa, para o preparo da mesma.

6. Bata levemente nas peças já assentada com auxílio de material não metálico para verificar se não possuem som oco (som cavo).

7. Não caminhar sobre o piso recém assentado. 

 

DEPOIS DO ASSENTAMENTO: 

1. O rejuntamento deverá ser feito 72 horas após o assentamento das placas cerâmicas. Se for necessário fazê-lo antes do prazo indicado, utilize argamassa especial de secagem rápida.

2. Use rejunte impermeável para evitar mancha d'água, principalmente em cozinha e banheiros.

3. Use cera líquida para rejuntar produtos com superfícies rústicas e aderentes.

4. A limpeza do rejunte deverá ser feita com a simples lavagem de água e sabão ou detergente. Em casos extremos utilize apenas produtos específicos para limpeza de cerâmica.

5. Em hipótese alguma usar produtos que contenham ácido fluorídrico.


Perguntas Frequentes